5 séries de distopia para assistir no streaming

por Bia Amaral
17/04/2021
Comentários 0

Visões de um futuro próximo sombrio: os seres humanos vivendo sob regimes autoritários, a tecnologia como ferramenta de controle social, economia e meio ambiente em crise – todo o oposto da utopia. É impressão minha ou estamos vivendo dentro de uma distopia? Por incrível que pareça, neste momento, o interesse por essas histórias só aumenta. Pensando nisso, nós listamos 5 séries de distopia para assistir agora no HBO Go, Prime Video, Globoplay e Netflix.

Years and Years (2019)

disponível no HBOGo

A minissérie acompanha 15 anos da história de uma família bem diversa, com interesses e ideais políticos bem diferentes. A história assustadora fala de muitas questões que estão batendo à nossa porta, que até parecem não nos afetar diretamente, mas que podem em breve prejudicar a todos. Temas como a onda fascista mundial, rápidos avanços tecnológicos, colapso da economia e relações de trabalho, guerras e crises migratórias são retratados em Years and Years, série original da HBO.

The Handmaid’s Tale (2017 – )

disponível no Globoplay

Uma adaptação do livro O Conto da Aia de Margaret Atwood lançado em 1985, a série é uma das distopias de maior destaque na atualidade.

The Handmaid’s Tale fala de um governo teocrático cristão que tomou conta dos Estados Unidos da América. No novo país chamado Gilead, as mulheres perderam todos os seus direitos. A história acontece na perspectiva de June, uma das Aias, classe de mulheres que foram escravizadas para gerar filhos para os poderosos Comandantes e suas Esposas.

Zona de Separação (2020 – )

disponível na Netflix

A história se passa em 2045 na Espanha. Um regime ditatorial é instaurado, há falta de recursos naturais e uma pandemia em curso. Na capital do país, existem duas regiões que permanecem isoladas pela zona de separação: o setor 1, que abriga políticos poderosos e ricos; e o setor 2, que abriga o resto da população.

Expresso do Amanhã (2020 – )

disponível na Netflix

Baseada nos quadrinho O Perfuraneve de Jacques Lob, a história já foi anteriormente adaptada para o cinema em 2013 no filme dirigido por Bong Joon-ho. Mil e um vagões abrigam o que resta da humanidade em um planeta congelado. Sobrevivendo em classes totalmente desiguais dentro do trem, batizado Expresso do Amanhã, os passageiros vão lutar por melhores condições.

O Homem do Castelo Alto (2015 – 2019)

disponível no Prime Video

A série imagina os Estados Unidos, em uma realidade distópica, dominado pela Alemanha nazista e Japão imperial. Uma resistência começa a surgir quando uma mulher encontra um misterioso rolo de filme.

Mais uma vez um sucesso literário é transportado para as telas, O Homem do Castelo Alto é uma adaptação do romance de Philip K. Dick.

Enquanto alguns se inspiram pela resistência de personagens das distopias, outros encontram nas semelhanças uma oportunidade de denúncia da própria realidade. É indiscutível que a distopia nos livros e nas telas ainda vão estar presentes e fortes nas nossas vidas.

Lá no YouTube, a gente opinou sobre as cinco séries distópicas desta seleção. Veja aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *